quarta-feira, 29 de setembro de 2010

dragon ball Z

eu

Dragon Ball Z (em japonês: ドラゴンボールZ, Doragon Bōru Zetto?) é um anime que faz parte da franquia Dragon Ball e corresponde aos volumes 17 ao 42 do mangá original (33 a 83 na edição brasileira). Alguns adultos criticaram o grau de violência apresentado, mas isso não evitou o aproveitamento que muitas empresas fizeram do sucesso do anime. Foram vendidos muitos produtos com desenhos das personagens em adesivos, roupas, posteres além de vídeos e jogos.








O sucesso da série Dragon Ball levou a criação da continuação, Dragon Ball Z. A série dirige-se ao público adolescente e adulto. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em algumas partes da série. Possui vários episódios em que poucas coisas acontecem, aumentando o suspense.






Dragon Ball Z foi a última série de Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Sua história se divide em quatro sagas. Ao longo da série, podemos ver o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de seus poderes, assim como novos poderes, novas raças, como os Saiyajins, e suas transformações.






Exibição


No Brasil


No Brasil, a série foi inicialmente exibida a partir de meados de 1999, pelo canal por assinatura Cartoon Network, e ainda no final do mesmo ano, a Rede Bandeirantes também passou a exibir a série. Em 12 de outubro de 2001, o Cartoon Network exibiu o último episódio da série, enquanto que na TV aberta a série foi exibida até a saga de Cell, pela Rede Bandeirantes. A saga de Boo foi exibida pela Rede Globo em 2001. O Cartoon Network chegou a reprisar a saga de Boo em 2004. O Cartoon Network comprou a fase Dragon Ball (e os 4 filmes da série), que estreou em 30 de maio de 2006, com dois episódios por dia. A Rede Globo exibiu em 2003 toda a série Dragon Ball.






No dia 13 de dezembro de 2006, o Cartoon Network passou a exibir novamente a série (agora exibindo também todos os 13 filmes e os 2 especiais da série), também com dois episódios por dia e de segunda à quinta. Depois que o Cartoon Network completou a saga Z, volta a ser exibido, até então fora da grade, o Dragon Ball GT em 20 de setembro de 2007, no mesmo horário e agora de segunda a sexta.






Em agosto de 2006, a Rede Globo comprou os direitos de transmissão das primeiras sagas de Dragon Ball Z (sagas Saiyajin, Freeza e Cell), que antes eram exibidos pela Rede Bandeirantes, em 1999.






A Rede Globo começou a exibí-las dentro do programa TV Xuxa a partir de 14 de agosto de 2006 e teve término em maio de 2007. Em algumas regiões do Brasil o anime já tinha parado de ser exibido depois das eleições. Na Globo, o anime estava sofrendo cortes (que violariam os direitos autorais), sendo que na maioria dos dias foram exibidos cerca de 15 minutos de um episódio e algumas vezes foram exibidos apenas 10 minutos.






Em julho de 2008, o anime voltou a ser exibido, na saga de Boo, no bloco infantil TV Globinho na Rede Globo, mas com frequentes mudanças de horário e cortes de abertura e encerramento.






Em 2009, Dragon Ball Z voltou a ser exibido no Cartoon Network e na Globo.






 Em Portugal

Dragon Ball Z foi transmitido entre 1995 e 1999 pela SIC. A série foi reprisada pela SIC Gold (mais tarde SIC Sempre Gold) e depois pela SIC Radical. Vários filmes foram lançados em vídeo. A série em Portugal foi dublada pelos estúdios NOVAGA e o mangá publicado pela editora Planeta de Agostini.












Personagens



Protagonistas


Son Goku - É o personagem principal da série e o lutador mais forte do universo. Apesar de ingênuo e bondoso, é também um poderoso guerreiro saiyajin que acredita facilmente em tudo o que ouve, quase nunca percebendo a maldade dos outros. Tem uma grande predileção por lutas, como todos os guerreiros de sua raça, especialmente quando seu adversário é mais forte. Casado com Chi-Chi, tem dois filhos: Son Gohan e Son Goten.








Son Gohan - É o primeiro filho de Goku e Chi-Chi e recebeu o mesmo nome do avô adotivo de Goku. Foi o primeiro cruzamento de um Saiyajin com um humano, o que resultou em um ser poderosíssimo. Gohan foi o Salvador da Terra na luta contra Cell.




















Kuririn - Kuririn é um humano e também o melhor amigo de Goku. Quandro criança, treinou ao lado de Goku com o Mestre Kame. Em Dragon Ball Z, Kuririn será de grande ajuda, enfrentando os Saiyajins, Freeza e muitos outros. Também criará a técnica Kienzan e irá se casar com a Andróide Nº 18.























Piccolo - Um Namekuseijin muito poderoso de linhagem guerreira. Inicialmente inimigo de Goku, aos poucos acaba se aliando a ele, passando até a treinar seu filho Gohan, na fase seguinte, por quem começa a ter um grande afeto.






























Vegeta - Vegeta é o filho do Rei Vegeta e Príncipe dos Saiyajins. Seu planeta Natal é o Planeta Vegeta, que foi destruído por Freeza quando Vegeta ainda era uma criança. Desde então passou a trabalhar para Freeza junto com seu tutor Nappa e o saiyajin irmão de Goku, Raditz. Apesar da arrogância, mais tarde, na série, conforma-se em ter o planeta Terra como seu lar, casa-se com Bulma e juntos têm dois filhos: Bra e Trunks.






















Trunks Briefs - Esse personagem deve ser entendido como dois. O Trunks do Futuro vem de um futuro alternativo, para alertar sobre a ameaça dos andróides, que tornaram seu tempo um inferno. Seu mestre de lutas foi Gohan, o único guerreiro vivo na sua linha temporal. O outro, é o Trunks do Presente, uma criança de 8 anos e o melhor amigo de Goten. Diferentemente de sua contra-parte, ele vive uma vida calma e divertida, em virtude de que os outros guerreiros estão vivos na sua linha temporal.


 Secundários


Bulma Briefs - Bulma é a melhor amiga de Goku e filha do dono da Corporação Cápsula. Ela é uma mulher muito inteligente, mas se considera uma garota linda e frágil. Em Dragon Ball Z, Bulma tem maior participação na Saga Freeza, mas, durante toda a série, ela ajuda a guerreiros com suas invenções. Também se casará com Vegeta, tendo os filhos Trunks e Bra.




Yamcha - Um antigo ladrão, que abandonou os crimes para se juntar a Goku, ainda em Dragon Ball. Yamcha adora lutar tanto como adora mulheres. Sua participação se limita muito a Saga Saiyajin, devido a força dos novos inimigos.




















Tenshin Han - Aluno de Tsuru, o rival de Kame, Tenshin Han caminhava no caminho do mau, até conhecer Goku. Ele é um humano de três olhos e melhor amigo de Chaoz. Treinado ao estilo da garça, suas principais técnicas são Kiko Ho, Dodonpa e Taiyoken.











Chaoz - É o melhor amigo de Tenshinhan, também discípulo do Mestre Tsuru. Seguia os mesmos passos maléficos de seu amigo, treinando tanto para dominar o mundo quanto para matar. É um personagem fraco, que acaba não acompanhando o poder de luta dos outros guerreiros; porém, suas técnicas Dodonpa e Chonoryoku (auto-destruição) podem causar grandes danos ao oponente.




















Mestre Kame - Muten Roshi, mais conhecido pelo apelido de Kame, foi o mestre de Goku, Kuririn e Yamcha. Aposentado desde a aparição de Piccolo Daimaoh, ele já foi o humano mais poderoso do planeta. Criou a técnica Kamehameha, que se tornou o principal golpe de Goku. Apesar de já não participar mais das lutas, seus alunos ainda o honram, usando seu uniforme de batalha e o símbolo da Tartaruga.






















Kami Sama - Kami Sama é o deus da Terra, e contra-parte de Piccolo. Ele é um namekuseijin que há muito tempo foi mandado para a Terra, pois seu planeta estava com problemas. Lá, ele separou retirou de si, toda a sua maldade, que se transformou em Piccolo Daimaoh. Por causa do fato de que, os outros já o superaram, ele não participa das lutas. Na Saga Cell, ele se funde com Piccolo, recriando sua forma original.








Dende - Dende é um dos poucos namekuseijins que sobraram do família do Dragão. Ele ajuda Gohan, Kuririn e Vegeta quando estavam em Nakekusei, mas acaba sendo morto por Freeza. Após ser rescucitado, ele se muda com seu povo para a Nova Namekusei, mas, na Saga Cell, se torna o novo Kami Sama.














Son Goten - Goten é o segundo filho de Goku e irmão menor de Gohan. Praticamente idêntico ao pai, tanto em inocência quanto em talento para lutas, Goten superou toda a sua família, em termos de quando era crianças. Gosta de brincar com eu melhor amigo Trunks, e juntos, podem se fundir criando o guerreiro Gotenks.












Antagonistas


Freeza - Freeza foi o culpado pela destruição do Planeta Vegeta e também pelo genocídio dos Saiyains pois, temia que dentre eles surge-se o Super Saiyain Lendário. Em busca das Esferas do Dragão de Namekusei, Freeza enfrenta os Guerreiros Z, mas liberta a fúria de Goku ao matar Kuririn, criando seu pior pesadelo. Contudo, Goku o deixa vivo e ele retorna na Saga de Cell, onde é morto por Trunks.

Cell - A criação suprema do Doutor Maki Gero, Cell foi criado par absorver os andróides Nº 17 e Nº 18 e assim se tornar um ser perfeito. Cell é constituído de células dos Guerreiros Z e de Freeza, podendo assim utilizar o Kamehameha, Makkankosappo, Tayoken e outros. Ele atinge sua meta ao ultrapassar seu nível perfeito e ainda consegue matar Goku e Trunks, mas é obliterado por um Kamehameha de Gohan.

 
 
 
 
Majin Boo - Um demônio criado pelo mago Bibidi que há muito tempo devastou o universo, mas foi trancado em um casulo. Anos depois, o filho de Bibidi, Babidi desperta a criação de seu pai. Boo tem aparência um tanto boba, mas conseguiu derrotar os guerreiros e destruir a Terra. É morto por Goku com a Super Genki Dama.
 






Sinopse




Já adulto, Goku conhece seu irmão mais velho Raditz, que lhe informa que ambos são membros de uma raça extraterreste, os Saiyajins. Tal raça enviou Goku ainda criança para a Terra com o objetivo de conquistar o planeta, mas ele fere sua cabeça logo após a aterrisagem e esquece sua missão inicial. Goku se nega a ajudar Raditz a continuar a missão e começa a confrontar outros inimigos do espaço, como o príncipe Saiyajin Vegeta, que se torna seu rival e posteriormente seu aliado. Ele também enfrenta Freeza, um tirano galático responsável pela destruição da raça Saiyajin, cujas ações levam Goku a se tranformar em Super Saiyajin. Após uma dura batalha no planeta Namek, Goku derrota Freeza e vinga as mortes de bilhões por todo o universo. Quatro anos depois, um grupo de andróides das Forças Red Ribbon aparecem, buscando vingança contra Goku. Nesse momento, surge uma criatura maligna chamada Cell, que após absorver dois dos andróides para aumentar seu poder, organiza um torneio de artes marciais para decidir o destino da Terra, mas é derrotado pelo primeiro filho de Goku, Son Gohan. Sete anos depois, Goku é atraído para outra batalha pelo bem do universo, contra um monstro mágico chamado Majin Boo. Ao lado de Vegeta e Gohan, Goku consegue destruir a parte má de Boo e a parte boa do mesmo se une a eles. Dez anos depois, em outro torneio de artes marciais, Goku encontra a reencarnação humana de Boo, Oob. Ao fim da série, Goku leva Oob em uma jornada para treiná-lo como o próximo protetor da Terra.






 Músicas


Abertura:






Cha-la Head-Cha-la (episódios 001 a 199, e filmes 1~8 e especiais 1 e 2).


Letra: Yukinojō Mori, Música: Chiho Kiyooka, Arranjo: Kenji Yamamoto, Vocal: Hironobu Kageyama


Versões:


1.Versão 1: episódios 1~21


2.Versão 2: episódios 22~117


3.Versão 3: episódios 118~199


We Gotta Power (episódios 200 a 291 e filmes 9~13).


Letra: Yukinojō Mori, Música: Keiju Ishikawa, Arranjo: Keiju Ishikawa, Vocal: Hironobu Kageyama


Versões:


Versão única: episódios 200~291


Encerramento:




Detekoi Tobikiri ZENKAI Pawā! (でてこいとびきりZENKAIパワー!)(Zenkai Power)(Sai daí magnífico poder agora) (episódios 1 a 199)


Letra: Toshihisa Arakawa, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kenji Yamamoto, Vocal: MANNA


Versões:


Versão única: episódios 1~199


Boku-tachi wa Tenshi Datta (僕達は天使だった) (Nós Éramos Anjos)(episódios 200 a 291)


Letras: Yukinojō Mori, Músic: Takeshi Ike, Arranjo: Osamu Tozuka, Vocal: Hironobu Kageyama


Versões:


Versão única: episódios 200~291

Um comentário:

  1. Meu nome é Victor Lucas eu gostei muito do seu blog, agora estou seguindo ele, peço que siga meu blog também, não é tão legal mas é bom, o endereço é:
    http://victorlucasdeandrade.blogspot.com

    Continui postando
    Beijos

    ResponderExcluir