segunda-feira, 4 de outubro de 2010

moda japonesa

 Moda Japonesa




A moda japonesa ganha cada vez mais espaço na hora das compras e a preferência dos brasileiros, que se identificam e aderem ao modo japonês de se vestir. O estilo japonês que faz mais sucesso é o “decora”, que vem da decoração de árvore de natal, as pessoas se vestem sem combinar e colocam todos os acessórios que desejam de uma só vez, simplesmente usam o que gostam e saem felizes.
O que no começo foi um espanto nas ruas do Brasil, hoje já é considerado uma forma de expressar a sua juventude, como uma espécie de movimento alternativo e uma válvula de escape da sociedade regrada e cheia de imposições. Extremamente aberto a novidades, os japoneses aceitam e aderem as mudanças na moda com facilidade, a intenção é ser diferente, ser visto e notado por todos.
Um dos maiores símbolos da moda japonesa, as lolitas, mostram a feminilidade e a delicadeza das mulheres japonesas, que passam a idéia de boneca através de um estilo meio rococó. A maquiagem e as roupas são bem escolhidas e quando usadas, parecem se encaixar perfeitamente com a personalidade de quem as veste.
Essa revolução na moda japonesa surpreendeu muitos estilistas em todo o mundo, que na época estavam acostumados a encontrarem no guarda roupa dos japoneses apenas um tipo de roupa: o quimono. Essa peça, além de dar um estilo próprio para a nação, dava aos mesmos um espírito de coletivo e contribuía para a formação de uma identidade nacional. Mas, o advento da tecnologia neste país, também refletiu na maneira das pessoas se vestirem, que a partir daí começaram a preferir uma moda alinhada com a modernidade, tecnologia e experimentalismo.
A falta de medo ou vergonha em misturar cores, acessórios, estilos clássicos e extravagantes em um só figurino faz da moda japonesa um grande sucesso entre aqueles que gostam de inovar


um exemplo disso é yumi:















Foi até difícil fazer essa coletânea, acabou sendo quase uma foto por estação do ano (hahaha), mas acho que a marca está bem representada. Todos esses looks são válidos para o Concurso Dreaming Dolls 2010, e tem muito mais no site da loja YesStyle. Sinta-se livre para escolher os seus favoritos também! E não deixem de se inscrever no concurso!


Puro comportamento!!!
As teens japonesas exibem peles bronzeadas que vão de frente com sua pele pálida natural. Seus cabelos loiros são o oposto do cabelo escuro. Sua roupa colorida, com cores chamativas, texturas (rendas com veludo, cetim com algodão...) e estampas viram a mesa dos quimonos tradicionais.A maquiagem está no meio de tudo isso! Os cabelos sempre produzidos (às vezes com perucas), a make elaborada com cores, texturas e cílios enormes (grande foco das orientais que possuem cílios pequenos).
É a era da calça jeans, da modernidade alimentando toda essa produção tão rica e cheia de personalidade!
Mulheres que antes eram vestidas e orientadas para "agradar" um homem, hoje criaram uma nova mentalidade: a produção é para se sentir bonita e o parceiro caiu para segundo plano (no melhor estilo "relacionamento é consequência").
Logicamente as pessoas lá possuem dinheiro (afinal para tanta produção precisa ter cacife) e isso espelha bastante nas mulheres mais velhas tão chiques, de maquiagem refinada e coberta de grifes caras!
Só para confirmar nosso blog tem muita audiência no Japão e isso mostra que eles gostam de informação.
Por isso registre esse tipo de perfil porque pode te ajudar a montar um look para alguma produção!


Moda Japonesa:

Moda Japonesa para nós, brasileiros, não é lá uma novidade, já acostumamos com o 'visu' nipônico.
Ele aparece em fotos de bandas, fãs e cosplayers em si.
O assunto pode ser facilmente compreendido em Animes como Nana e Paradise Kiss da Ai Yazawa, principalmente em mangás do estilo Shoujo.
O importante é destacar cada estilo, para não pagar mico na hora de escolher o que mais se encaixa a sua personalidade. Vamos a alguns estilos mais populares na terra do sol nascente:

Visual Kei:
Apesar de ter vários subgéneros, no visual kei, basicamente, não se poupa maquiagem 'dark' e acessórios extravagantes. Quanto mais agressivo e 'chamativo', melhor.


J-Rock Casual:
Abstraindo a pessoa do meio -XD- temos aqui um bom exemplo de J-Rock Casual, fácil identificado pois não é agressivo como o visual kei, tem uma levada mais Punk Rock, com maquiagem um pouco mais simples comparada ao visual e cabelos curtos e com spikes. Muitos usam esse estilo no dia-a-dia


Lolita:
Lolita em si é um estilo complicado, pois envolve toda uma história e tem várias 'categorias', mas o estilo é fácil de identificar pelos vestidos, meias e rendas, sempre com um aspecto boneca e inocente.



Oshare:
O Oshare kei é um dos subgéneros do Visual Kei. Oshare Kei (literalmente significa: Elegancia ao Vestir) consiste basicamente em um estilo um pouco mais...digamos "infantil", é claro que isso não ocorre sempre, o Oshare Kei tem suas variações, não só no som das bandas como também na moda, existem estilos do mesmo que são um pouco mais "sérios" por assim dizer, mudando aquela imagem infantil, mas é claro sempre dotado daquela "coisa" que faz parte do Oshare Kei. Tornando assim muito fácil de se indentificar.

botando os quinomos pra correr!"
O Japao , pais com seus mais de 120 milhoes de habitantes , grande tecnologia superdesenvolvimento  e tantas outras coisas para se preocupar,nao deve levarem consideraçao o que seus conterraneos  vestem,certo?Errado!
A moda japonesa éum grande mercado tambem,ganando espaço no mundo todo.Essa é a primeira de uma serie de materias falando sobre os japoneses afinal , com a chegada de tantos mangas e animes diferente por aqui  , o interesse  na cultura japonesa cresce cada vez mais.Voce por acaso nunca se questionou sobre as roupas que aqueles,seu personagem preferidos usa?

Adolescentes entediados
A maioria  das pessoas que pensam em "Japao"  ja imaginam aquele classico quinomo ate o pe . As coisas por la , porem , ja nao sao mais assim há um bom tempo.Desde a Segunda Guerra Mundial o Japao  veio deixando a cultura exterior , em especial a dos EUA , entrar lentamente.Primeiro foram alguns habitos , algumas roupas  , algumas musicas e , de repente , ja era um  pais parciamente aberto ao mundo , embora sempre mantemdo suas ideologias.Hoje  em dia a moda no Japao tem crescido vários estilos e tendências chocolates!Mas por que isso ? Pense bem , todo estudante tem um uniforme obrigatório, passa a maior parte da sua vida tendo que seguir uma regra de vestimenta.

Alem do uniforme , as mochilas são padronizadas,os cabelos tem um tamanho correto e nada de cores absurdas neles, nada de óculos estilosos e bijuterias coloridas , sem direito a penteados espalhafatosos.Assim,vemos como os pobres estudantes vivem quase sem personalidade.
Mas um dia o colégio acaba e eles vão para a faculdade , quando serão “livres”!
Mas atenção :assim que a faculdade termina , eles devem voltar ao padrão da sociedade para poder arranjar empregos, ou seja, eles aprovitam ao maximo essa fase de liberdade.É assim que as tendências são criadas por lá,adolescentes recém-saidos de colégio morrendo de vontade de mostrar a todos seus gostos e sua personalidade própria:a moda das ruas!


 Harajuku


E é aqui é onde tudo acontece: Harajuku é uma estação muito conhecido por ser um centro de moda.Localizada em Toquio,é cheia de lojas das maiores grifes , não só japonesas como também estrangeiras , lojas com vitrines maravilhosas , roupas da ultima moda , acessórios caríssimos e que você , a propósito , não ode nem fotografar!”
Isso mesmo ,é uma regra: se tirar uma foto de qualquer loja ou você paga pelo uso ou você é obrigado a pagar a foto .
O lugar também é o ponto de encontro para as pessoas que desejam mostrar seus visuais, sempre reunindo vários jovens de diversas tribos.As coisas por lá também começaram no final da Segunda Guerra Mundial :Harajuku era local onde as famillias de soldados americanos moravam . Sendo assim , muitos jovens interessados na cultura “de fora” visitaram lugar e , ao final de 1950 , após a saída dos soldados , foram construídas novas moradias , abrindo espaço para chegada demodelos , designers e fotógrafos . Sempre cheia , em especial aos domingos , Harajuku é um ícone famoso da moda japonesa ao redor do mundo.Ou seja: se algum dia você for ao Japao e quiser umas roupas da moda , passe por lá.


Passarelas das ruas !”
Existem muitos estilos, mas alguns se destacam mais que os outros: como o DECORA , também são misturadas , listrados com bolinhas muito mais e quando acessarios puderem ser usados ao mesmo tempo : pulseras, presilhas , meias , bottons , tudo sobreposto ,quando mais melhor!”
Outro estilo de muito destaue é o LOLITA, meu preferido.
Formando em sua maioria por garotas , as adeptas se vestem como bonecas lindas e perfeitas , com saias em formato de sino , rodadas , com anáguas para amar , bolsas meigas como minimos detalhes , sapatos cheios de fitas , os cabelos cacheados lindíssimos e laçaos imesos na cabeça.Resumindo , aquelas roupas lindas que as crianças da Era de Rococó usavam , só que uma versão mais moderna .
Em contrapartida remos as GYARUS , que , diferente das meigas lolitas , são as estilosas , bronzeadas e prontas para diversão !As roupas deixam á mostra a barriga ou as pernas e os penteados são elaborados , com cabelos douradissimos.Elas são as gatas “sexys” e por onde passam sempre tem alguém babando logo atraz!”
Ok , agora saindo um pouco do mundo colorido , pense em cores escuras, corretes , batom preto e muito estilo em cima de plataformas gigantes!”
Esse é o pessoal que curte o VISUAL KEI estilo musical , são muito rock’n’roll e sua maior inspiração são os famosos ídolos de bandas que fazem sucesso ate fora do Japao , lentes de contato brancas , cabelos em cores maravilhosas e penteados inimagináveis!”
Dentro desses estilos existem suas subcategorias , cada uma com suas peculiaridade


Japao no mundo
É como se nao bastasse essa moda dos "adolescentes  livres" se disseminar pelo Japao , ela tambem esta se espalhando pelo mundo .
Muitas lojas vendem suas roupas atravez de sites na internet e existem diversas comunidades espalhadas pelo Orkut, Live-Journal e foruns totalmente dedicados aos seus estilos preferidos.Aqui no Brasil , por exemplo , há vários interessados na mod a ajponesa , com comunidades lotadas , muitos fóruns e sites de referencias , seja só para Admir seja para usar ta .Claro que não é tão simples conseguir roupas do outros lado do mundo , mas é só correr atrás de fotos , caçar o material e arranjar uma costureira  disposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário