sexta-feira, 22 de abril de 2011


Terremoto e tsunami no Japão

noticias

Tóquio, 14 mar (EFE).- Um total de 1.833 pessoas morreram e outras 2.369 estão desaparecidas em razão do grande terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter e posterior tsunami que atingiu o Japão, de acordo com a última apuração policial
Estima-se, no entanto, que o número final de vítimas seja muito maior, vários milhares, já que as autoridades locais das províncias afetadas estão divulgando dados de mortos e desaparecidos, que superam amplamente a apuração oficial.
Segundo a agência de notícias local "Kyodo", no litoral da província de
Miyagi, a mais afetada pelo terremoto, foram encontrado cerca de 2 mil corpos, enquanto outros 200 ou 300 foram localizados na capital regional, Sendai.
Além disso, na localidade litorânea de Minamisanriku, também em Miyagi, cerca de 9,5 mil pessoas permanecem desaparecidas, metade da população, mas acredita-se que algumas delas possam ter fugido para localidades vizinhas.
Também não se conhece o paradeiro de outros 8 mil habitantes da cidade litorânea de Otsuchi, na província de Iwate.
Cerca de 100 mil agentes de segurança a comando da operação de salvamento continuam trabalhando na região nordeste do Japão na busca de vítimas sob os escombros ou arrastadas mar adentro pelo tsunami de dez metros de altura.
Mais de 550 mil habitantes foram evacuados pela tragédia, a maior crise do Japão desde a Segunda Guerra Mundial, tal como qualificou o primeiro-ministro, Naoto Kan.
Cidades mas atingidas:
As principais cidades atingidas foram: FUKUSHIMA, onde estão localizados os reatores nucleares que explodiram, SENDAI, a maior cidade atingida.

O drama de uma mulher à procura do marido
Mizue Yamamura, 76 anos, procura o marido e seus pertences em torno do local onde era o seu apartamento, em Onagawa, Nordeste do Japão, neste sábado. Ela disse que quando o tsunami se aproximava, ela e o marido começaram a fugir para o morro atrás de sua casa, mas ele parou para colocar em seus sapatos e ela nunca mais o viu.
Situação em usina nuclear está estabilizada
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que nos últimos três dias não houve agravamento da situação na usina nuclear Daiichi, na cidade japonesa de Fukushima, o que dá motivos para otimismo. Em entrevista coletiva na sede da AIEA em Viena, Graham Andrew, assessor especial do diretor-geral da agência, ressaltou que a situação continua a ser muito séria. Segundo ele, as medições de radiação em todas as principais cidades do Japão mostram níveis mais altos do que o normal, mas bastante abaixo dos que poderiam trazer perigos para a saúde da população. Andrew destacou os progressos feitos nos últimos dias, como a restauração dos sistemas de arrefecimento dos reatores 1 e 2, um passo importante para evitar o derretimento dos núcleos dessas instalações.
Cidades pequenas no norte e nordeste do Japão são bem emblemáticas do que está acontecendo no país. O tsunami, quando destrói parte dessas cidades, destrói também grande parte da comunidade. É muito difícil ver essas cidadezinhas se refazerem e serem reconstruídas. São cidades que, possivelmente, vão desaparecer. A extensão dos danos do tsunami é bastante chocante.
Na manhã de segunda-feira (hora local), as pessoas que perderam suas casas se reúnem para tomar café e conversar. Faz muito frio: -2°C, mas este é o menor dos problemas, quase um mero desconforto diante de tudo o que aconteceu.
Chegar até Rizuken Takada de carro é passar por uma estradinha onde os detritos foram espalhados para os lados. E como tem restos! É como se o tsunami tivesse moído ou triturado tudo por onde passava.
A primeira impressão é de lixo. Não se distingue muito
bem o que era do que é. Nesse cenário onde casas, carros e vidas foram mastigados, as pessoas tentam recomeçar. Mas por onde? Um senhor perdeu casas, carros e amigos. Na cidade de 23 mil pessoas, ele calcula que, pelo menos, mil morreram.
Vai começar um trabalho penoso em Rizuken Takada. Os bombeiros chegaram exatamente para a identificação dos corpos. Exército, bombeiros e médicos – é muita gente para revirar toda a destruição que o tsunami causou em busca de pessoas que morreram.
Eles vão chegando aos poucos para esse trabalho tão necessário e doloroso: procurar corpos no meio dos escombros e do lixo. Um senhor teve a casa partida ao meio – e o coração dele também. Disse que perdeu muitos vizinhos e, quando ouviu o alarme do tsunami, a água estava quase em cima dele. “Me salvei por pouco”, disse.
Muito pouco é o que resta. As pessoas garimpam no meio de tudo para ver o que pode se aproveitar. Até a última sexta-feira (11) todos viviam confortavelmente nessa região, que é a mais pobre do Japão. Agora, sem luz, sem água, sem gás, sem telefone, sem nada, a própria noção de conforto parece algo absurdo.

Acho que os que nos resta é tentar ajudar eles  de todos os modos possíveis... a situação em que eles se encontram é a pior de todas!T-T
Mesmo que vcs não amem o Japao tanto quanto eu ajudem o maximo , porque a pior coisa que eo vi enquanto assistia as reportagem , foi ver adolescente procurado o que comer no meio de toda aquela distruiçao , e os que não morreram estam gravimente feridos , maas os que morreram não voltar em outra vida e nem reviver..... mas os que vivos ainda podem ser curados e podem trazer uma nova geração pra gente. Mas só peso a ajuda de meus leitores e  seus pais , para que nos consigamos trazer o Japao de volta !
O que esperávamos de um 2011 lindo .... e isso acontece , fico totalmente horrorizado com o que aconteçeu... fico muito triste de verdade .... e espero que nada mas aconteça ... porque se for por mim e todos meus amigos o Japao  estaria mas que bem nesse momento , estaria mas que incrivelmente lindo depois de tudo que aconteçeu . Mas a única  pergunta que me faço é se resta forças a todos os japoneses , brasileiro e qualquer outro no Japao?
Devemos agradecer que isso não aconteço no Brasil , mas devemos orar pra que o que aconteçeu não se repita  com nenhum outro país e que nada piore no Japao...mas se for pra acontecer algo que aconteça , mas que melhore tudo ... que livre aqueles pobres japoneses de tudo isso e que o mundo veja que o Japao precisa deles mas que nunca e se ajudarmos o Japao será eternamente grato a nos .
E a única coisa que peso pra todas as pessoas ai fora!
Obrigada por tudo , por quem esta ajudando , por quem esta orando pra que isso não aconteça novamente com outros países e que isso não se agrave no Japao .
E obrigada ao mundo porque todos os que vivem nele e estam ajudando tem um coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário